Conheça o jogo Terra


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A partir de 10 anos
Idade recomendada
2 a 6 jogadores
Número de Jogadores
45 minutos
Tempo Médio de Jogo
Fácil
Nível de Complexidade

Qual a biblioteca com o maior acervo do mundo? Qual a maior velocidade de vento já registrada? Qual o maior parque eólico marinho? É provável que você não saiba qualquer um desses fatos, mas você pode ter uma ideia, e isso é bom o suficiente, porque Terra é o jogo de perguntas e respostas, mas não somente isso. Você pode apostar também no que acha certo, então vira um jogo de estratégia. E se você não tem absolutamente nenhuma ideia de qual é a resposta? Tire proveito de seus amigos que sabem! Terra tem diversos assuntos para jogar com 300 tópicos divididos em três categorias de perguntas com cartões de grandes dimensões.

Em cada rodada (ronda), os jogadores tentam adivinhar quais são as regiões e medidas que correspondem ao tema resenhado na carta de Terra. Em turnos, cada jogador coloca seus cubos de aposta no mapa e em uma das escalas correspondentes. No final da rodada (ronda), os jogadores ganham pontos conforme estimativas corretas e aproximações, mas os cubos de aposta colocados em lugar incorreto são postos de lado. O jogador que acumular mais pontos no final da partida vence.

O tabuleiro do jogo mostra um Mapa Mundi com diversas regiões terrestres e marítimas indicadas e três escalas coloridas na parte inferir do tabuleiro: a escala verde de ano, a escala azul de comprimento e distância, e a escala laranja com números. Além disso, o jogo inclui 150 cartas em 4 níveis de dificuldade, com informações na parte superior e na parte inferior de cada carta. Na parte superior aparece o que deve ser respondido, o tema e uma foto sobre o tema. Na parte inferior ficam as respostas e informações adicionais. As cartas são colocadas em um Porta Cartas que durante a etapa de perguntas somente permite visualizar a parte superior da carta

Em Terra os jogadores combinam quantas rodadas irão jogar (o manual recomenda 8 rodadas para uma partida de 4 jogadores, por exemplo). No início de jogo. cada jogador recebe 6 cubos de aposta e em cada turno, um jogador pega o porta-cartas e lê em voz alta o tema e os itens que devem ser respondidos da primeira carta. Qualquer jogador pode olhar a carta no porta-cartas com mais atenção, mas não pode tirá-la do lugar. Começando com o primeiro jogador, e depois em sentido horário, cada participante pode colocar um de seus cubos no tabuleiro: numa região não ocupada ou numa casa vazia de uma das escalas que julgue que possui a resposta correta. Os jogadores podem seguir colocando quantos cubos desejarem (e possuírem) nas áreas que consideram como respostas prováveis, desde que o local não esteja já ocupado por outro cubo. Exemplo: A carta da Pirâmide de Gizé indica que os jogadores devem responder em qual a região em que as Pirâmides se encontram, o ano em que foram construídas e a altura aproximada. Pedro decide que vai tentar responder o local e o ano em que foram construídas e coloca um marcador na região do Saara Ocidental e um marcador na escala de ano (próximo a 2000 AC). Isabel é a próxima jogadora e decide que somente vai tentar responder o local, mas como não está tão segura, ela coloca um cubo na região do Saara Oriental (pois a região do Saara Ocidental já está ocupada pelo cubo de Pedro), e também na região de Atlas logo acima.

Quando todos os jogadores já tiverem colocado os cubos que desejarem as respostas são reveladas e cada jogador recebe 7 pontos por cubos nas repostas corretas (regiões ou escalas) e 3 pontos por cada cubo adjacente as respostas corretas (regiões ou escalas). Desta forma, é possível pontuar mesmo se a resposta não for exatamente a correta (mas estiver próxima) e selecionando mais de uma resposta (desde que o jogador tenha cubos suficientes). Todos os cubos que pontuaram voltam aos seus respectivos jogadores e os cubos que não pontuaram são tirados do jogo. Após a pontuação uma nova rodada começa e o próximo jogador a direita irá ler a próxima carta. No início de cada rodada todos os jogadores recebem 1 cubo de aposta.

A partida termina quando os jogadores tiverem jogado todas as rodadas combinadas no início. O jogador com mais pontos no final da última rodada vence a partida. Terra é um jogo instrutivo e divertido, que combina conhecimento com o gerenciamento dos cubos que cada jogador tem em mãos.

Terra é um jogo de tabuleiro para 2 a 6 jogadores, recomendado a partir de 10 anos e com duração média de 45 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Devir. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.


Imagens do Jogo


Habilidades envolvidas ao jogar

Imagem ilustrativa das habilidades exercitadas durante o jogo Terra

Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Terra contribui para exercitar as seguintes habilidades:

- Atenção
- Decisão
- Interação

Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.

 

Ficha Técnica do Jogo

Título:Terra
Idade recomendada:A partir de 10 anos
Número de Jogadores:2 a 6 jogadores
Tempo Médio de Jogo:45 minutos
Editora Nacional:Devir
Editora Original:999 Games
Ano:2016
Autor:Friedemann Friese
Arte:Sabine Kondirolli
Idioma:Português - BR
Dimensões:30x30x8 cm
Peso:1,2 Kg
Mecânicas:Apostas
Componentes:1 tabuleiro
150 cartas (80 x 120 mm)
1 porta-cartas
36 cubos de aposta
1 manual de regras
Manual:Baixar o Manual

Preço Médio

O preço médio de Terra registrado em 2019 é de R$ 260.


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