Conheça o jogo Futboard


Logo Post Futboard
A partir de 10 anos
Idade recomendada
2 jogadores
Número de Jogadores
45 minutos
Tempo Médio de Jogo
Fácil
Nível de Complexidade

No Futboard, cada jogador irá controlar o seu próprio time tentando fazer gols no adversário. Então durante o jogo você terá tudo que se vê em uma partida de futebol. Entre as mecânicas presentes, estão principalmente o movimento de área, quando você corre e dribla. Jogadores com poderes diferentes, quando também é usada uma régua para fazer passes de acordo com a distância de chute de cada jogador. E rolagem de dados, quando tenta, por exemplo, chutar a bola para o gol. O jogo é fácil de aprender, mas como um bom board game moderno, apresenta inúmeras possibilidades de resultado dependendo de como escolha suas ações. O manual é didático e ilustrado, e em poucos minutos os jogadores já estarão pronto para iniciar uma partida!

Futboard é um jogo de tabuleiro para 2 jogadores, recomendado a partir de 10 anos e com duração média de 45 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Geeks N'Orcs. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.


Imagens do Jogo


Habilidades envolvidas ao jogar

Imagem ilustrativa das habilidades exercitadas durante o jogo Futboard

Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Futboard contribui para exercitar as seguintes habilidades:

- Percepção
- Decisão
- Adaptação

Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.

 

Resenha e como jogar Futboard

Review Jogo Futboard Imagem 1 O jogo Futboard inclui um tabuleiro 60x42 cm, impresso frente e verso com dois campos de jogo, uma bola, tiles de jogador para serem posicionados no campo (com as informações de cada jogador), dados de 12 faces para resolução de algumas jogadas e réguas para medida da distância do passe. Cada tile de jogador possui as seguintes informações: A posição do jogador (Goleiro, Defesa, Meio Campo e Ataque), a quantidade de movimentos permitidos, a distância permitida para o passe, a precisão do chute para o gol, um número relacionado a chance do jogador cometer falta e um número relacionado a habilidade do jogador de tirar a bola do adversário e um símbolo que indica se o jogador possui a habilidade de drible (se o jogador possuir a habilidade!)

No início, do jogo, cada jogador escolhe um time e posiciona como quiser os 10 jogadores mais o Goleiro em seu campo. Os jogadores devem decidir quem sai com a bola e qual será o tempo ou a quantidade de gols para a partida chegar ao fim. O jogo inicia, como esperado, com a bola no centro de campo e ao menos um jogador para fazer o passe inicial. Em seu turno, cada jogador pode realizar 3 ações, atentando que em cada turno de jogador a bola deve ser movimentada ao menos uma vez (por exemplo, acompanhando o movimento de um jogador, sendo tocada ou chutada ao gol). As ações possíveis são as quatro seguintes: Passar a bola, chutar ao gol, movimentar o jogador e tirar a bola do adversário.

Review Jogo Futboard Imagem 2 Para passar a bola, o jogador deve utilizar a régua que acompanha o jogo e identificar para qual jogador é possível passar a bola. A distância entre os jogadores que participarão da jogada ser igual ou menor à distância permitida para o passe (indicada no lado direito do tile do jogador que irá passar a bola, ao lado da letra "P"). Para a medida, a indicação zero da régua deve ser posicionada sobre o centro do tile do jogador com a bola e a régua deve ser alinhada com o jogador que irá receber a bola. Se o jogador estiver marcado ele não poderá receber a bola. Um jogador é considerado marcado quando estiver ao lado de dois outros jogadores do time adversário.

Review Jogo Futboard Imagem 3 Para chutar a bola ao gol, é necessário determinar a precisão do chute. Cada jogador possui uma precisão inicial marcada em seu tile (ao lado do símbolo da bola) e dessa precisão inicial é necessário subtrair duas penalidades devido à posição e à distância do jogador ao gol. Estas penalidades estão indicadas nas laterais do campo (quanto maior a distância ao gol e quanto mais afastado do centro do gol, maiores são as penalidades).

Uma vez definida a precisão do chute, o jogador rola o dado e acerta o gol caso obtenha um número igual ou menor que o valor da precisão do chute. Porém o goleiro ainda pode defender o chute! O jogador adversário também rola um dado para o goleiro e consegue defender o chute se o resultado obtido for menor ou igual ao valor de Defesa indicado no tile do goleiro. Se o jogador acertar o gol e o goleiro não defender, então é gol! Caso o jogador erre o chute ou o goleiro defenda, então a posse de bola é do goleiro (tiro de meta ou saída do goleiro). Existe uma situação especial que é a seguinte: Se o jogador acertar o chute e o goleiro defender conseguindo no dado um número igual ao do jogador, então é escanteio! No caso de escanteio, o time que vai bater tem três ações adicionais (incluindo a cobrança do escanteio) e o time que vai defender pode realizar 3 movimentos.

Se o jogador estiver marcado ele não poderá chutar ao gol. Um jogador é considerado marcado quando estiver ao lado de dois outros jogadores do time adversário. Os jogadores também não podem chutar ao gol se estiverem no seu campo de defesa. Exemplo: Carlos controla o time azul e resolve que vai tentar um chute ao gol com seu jogador que está com a bola e que possui precisão inicial 9, conforme marcada em seu tile de jogador. Carlos verifica a posição do jogador que irá realizar o chute e observa nas marcações do tabuleiro que deverá subtrair -3 pontos devido à distância ao gol e -2 pontos devido ao jogador estiver ligeiramente descentralizado em relação ao gol, totalizando uma precisão final de 4 (9-3-2). Carlos rola o dado e obtém um 2! O jogador acerta o gol, porém agora o jogador do time adversário irá rolar o dado para verificar se o goleiro vai defender o chute.

Outra ação possível é movimentar um jogador pelos espaços marcados no campo. O número máximo de espaços que cada jogador pode se movimentar está indicado no tile do jogador (correspondente ao número de quadrados verdes indicado na parte superior do tile). O jogador somente pode se movimentar para espaços adjacentes as laterais ao que ele se encontra, e não é permitido passar por cima de outro jogador. Se o jogador movimentado tiver a posse de bola e durante o movimento ficar ao lado de um jogador adversário, o movimento deve ser encerrado, a não ser que este jogador tenha a habilidade drible indicada no seu tile (neste caso ele pode continuar o movimento). Um jogador pode se movimentar somente uma vez por turno.

A quarta ação possível é tirar a bola do adversário, para isto o jogador deve estar posicionado ao lado do jogador adversário e rolar um dado, comparando o resultado obtido com o valor de sua habilidade para tirar a bola (marcado no tile do jogador, ao lado do símbolo da bola com o raio). Se o resultado obtido no dado for igual ou menor que o valor indicado no tile, a bola foi dominada com sucesso e o jogador terá novamente 3 ações que podem ser feitas a partir deste momento. Caso o número obtido no dado seja igual ao valor relacionado a Falta (indicado no tile do Jogador, ao lado do símbolo do apito), então uma falta é marcada para o time adversário e o jogador recebe um cartão amarelo (que fica sobre o tile do jogador até o fim do jogo). Caso o jogador recebe dois cartões amarelos ele é expulso de campo e deve ser removido do jogo. O jogador pode tentar tirar a bola de outro jogador adversário mais de uma vez, sendo que cada tentativa conta como uma ação. Se uma falta for cometida dentro da área, é Pênalti!

O adversário que fez o Pênalti precisa mover todos os seus Jogadores para fora da área seguindo as regras de movimento de cada Jogador. O jogador que sofreu o Pênalti posiciona um de seus jogadores para o local do chute e então ambos os Jogadores rolam os dados ao mesmo tempo. Se os números que conseguirem fizerem parte de grupos diferentes, significa que a jogador chutou em um canto do gol e o goleiro pulou para o outro, então é Gol! São 3 grupos de números e estes números estão indicados no gol: 1 2 3 4 / 5 6 7 8 / 9 10 11 12. Se os números dos dados fizerem parte do mesmo grupo, o Goleiro defendeu! Caso contrário é gol! Se o Goleiro defender, o jogo segue normalmente deste momento e o jogador que sofreu o pênalti ainda terá 2 ações para fazer.

O jogo termina quando o número de gols combinado for atingido (o jogador que conseguir chegar primeiro ao número de gols é o vencedor) ou quando o tempo se esgotar (qualquer que seja o resultado), caso a condição de fim de jogo combinada no início tenha sido o tempo.

Futboard é um divertido jogo temático que simula de forma inteligente uma partida de futebol no tabuleiro. O manual contém regras adicionais para o "Futboard de Rua", sendo que o tabuleiro possui dois lados com campos diferentes, de acordo com o tipo de partida escolhida para o jogo ("gramado tradicional" ou "futboard de rua")

Obs: Neste review de Futboard as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.


Ficha Técnica do Jogo

Título:Futboard
Idade recomendada:A partir de 10 anos
Número de Jogadores:2 jogadores
Tempo Médio de Jogo:45 minutos
Editora Nacional:Geeks N'Orcs
Editora Original:Mundus Jogos
Ano:2018
Autor:José R. Mendes
Arte:Iago Piffero,Fajareka Setiawan
Idioma:Português - BR
Dimensões:24,0x24,0x5,5 cm
Peso:1,2 Kg
Mecânicas:Movimento de Área
Rolagem de Dados
Rolar e Mover
Ação Simultânea
Colocação de Peças
Componentes:1 Tabuleiro frente e verso com dois campos de jogo
1 Representação de bola em miniatura
4 Times
4 Seleções
2 Dados de 12 faces
3 Réguas
8 Marcadores
Livro de Regras
Manual:Baixar o Manual

Preço Médio

O preço médio de Futboard registrado em 2019 é de R$ 185.


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