Conheça o jogo Azul


Logo Post Azul
A partir de 14 anos
Idade recomendada
2 a 4 jogadores
Número de Jogadores
45 minutos
Tempo Médio de Jogo
Fácil
Nível de Complexidade

Criados pelos Mouros, os azulejos (inicialmente peças de cerâmica em azul e branco) tiveram total adesão pelos Portugueses quando seu rei Manuel I, em uma visita ao palácio de Alhambra no sul da Espanha, ficou fascinado pela perfeição deslumbrante da cerâmica mourisca. O rei, boquiaberto diante da beleza do interior de Alhambra, ordenou imediatamente que seu próprio palácio em Portugal tivesse as paredes decoradas com azulejos semelhantes. Azul leva você, um artista em assentamento de azulejos, para decorar as paredes do Palácio Real de Évora.

Azul foi concebido pelo famoso e premiado game designer Michael Kiesling. O jogo captura a bela estética da arte moura num jogo de tabuleiro contemporâneo. Os jogadores competem como artesãos, decorando as paredes do Palácio Real de Evora. Escolhendo com cuidado a quantidade e estilo corretos de azulejos, os artesãos mais astutos planejam suas paredes para maximizar a beleza de seu trabalho e de suas pontuações, enquanto tentam garantir que nenhum recurso seja perdido no processo.

Lançado em 2018, Azul se tornou um dos jogos mais populares do ano, vencendo inclusive o maior prêmio de jogo do ano do mundo, o prestigiado Spiel des Jahres.

Em cada turno de Azul, os jogadores devem escolher os azulejos do centro da mesa e revestir a parede mostrada no tabuleiro de jogador, seguindo as regras específicas e de cor. Cada azulejo movido para a a parede do jogador será colocado no espaço correspondente à cor do azulejo e imediatamente concederá pontos.

O objetivo do jogo é possuir o maior número de pontos no fim da partida. A partida acaba após a rodada na qual pelo menos um jogador tiver completado uma fileira horizontal de 5 azulejos consecutivos em sua parede.

Azul é um jogo para 2 a 4 jogadores, recomendado a partir de 14 anos e com duração média de 45 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Galapagos. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.


Imagens do Jogo


Habilidades envolvidas ao jogar

Imagem ilustrativa das habilidades exercitadas durante o jogo Azul

Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Azul contribui para exercitar as seguintes habilidades:

- Planejamento
- Priorização
- Percepção visual

Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.

 

Resenha e como jogar Azul

Review Jogo Azul Imagem 1 Azul é um premiado e divertido jogo em que o objetivo é ser o jogador com mais pontos no final da partida, obtidos através do revestimento da parede mostrada no tabuleiro de cada jogador. No início do jogo, cada jogador recebe um tabuleiro de jogador (A) e um marcador de pontuação (B). O primeiro a jogar recebe o marcador de primeiro jogador (F). No centro da mesa são colocados os círculos de expositores de fábrica (C) e sobre cada um são colocadas 4 peças aleatórias. O saco (D) é preenchido com o restante das peças (E). São 100 peças no total (20 de cada cor). Azul é jogado em várias rodadas. Cada rodada envolve as fases de oferta de fábrica, revestimento da parede, pontuação e preparação para a próxima rodada.

Oferta da Fábrica: Cada jogador na sua vez deve escolher um expositor de fábrica e pegar todos os azulejos da mesma cor, e colocando os azulejos de cores diferentes no centro da mesma. Alternativamente, caso já existam azulejos no centro da mesa, você pode pegar estes azulejos. Nesta etapa cada jogador coloca os azulejos escolhidos na Fileira de Modelo do seu tabuleiro de jogador, organizados por cor. Azulejos excedentes vão para a Fileira do chão.

Review Jogo Azul Imagem 2 Exemplo: Um jogador escolhe 2 azulejos amarelos de um Expositor de Fábrica. Ele não pode colocá-los em sua segunda ou terceira fileira de modelo, pois suas fileiras correspondentes na parede possuem, cada uma, um azulejo amarelo. Ele também não pode colocá-los na quarta fileira de modelo, pois já há 1 azulejo azul ali e ela não pode adicionar azulejos de uma cor diferente à fileira. Ela pode, no entanto, colocar 1 deles na primeira fileira de modelo e colocar o azulejo excedente na fileira do chão (A). Alternativamente, ele pode colocar ambos azulejos na quinta fileira de modelo (B). Ele pode até optar por colocar ambos azulejos na fileira do chão (C).

Revestimento da parede : Após a etapa da oferta, cada jogador pode realizar o revestimento da parede. Para cada fileira de modelo completa você pode mover uma peça para um espaço de mesma cor da fileira correspondente na sua parede. A etapa de revestimento da parede pode ser realizada simultâneamente por todos os jogadores. Você ganha pontos imediatamente cada vez que move um azulejo. Para as fileiras em que houve movimentação de peças (que agora possuem um espaço vazio na extrema direita), recolha as peças que sobraram e coloque por enquanto na caixa do jogo.

Review Jogo Azul Imagem 3 Exemplo: A segunda fileira de modelo de Peter está completa com 2 azulejos vermelhos. Portanto, ele move o azulejo da extrema direita dessa fileira de modelo para o espaço vermelho na parede. Visto que a terceira fileira de modelo não está completa, ele a ignora. A partir da sua quarta fileira de modelo completa, ele move o azulejo azul da extrema direita para o espaço azul na parede. Ele ignora a quinta fileira de modelo, pois ela não está completa. Depois disso, ele remove os azulejos restantes da segunda e quarta fileiras de modelo e os coloca na tampa da caixa do jogo. Os azulejos em sua terceira e quinta fileiras de modelo permanecem no tabuleiro dele.

Pontuação : Ao colocar um azulejo, o jogador pontua imediatamente. Se não houver azulejos diretamente adjacentes (vertical ou horizontalmente) ao azulejo recém-colocado, 1 ponto é ganho na trilha de pontuação. Se houverem azulejos adjacentes horizontalmente (aos lados), conte os azulejos conectados (incluindo o azulejo recém colocado) e ganhe uma quantidade de pontos equivalentes (a cor não importa, contanto que os azulejos estejam conectados). Da mesma forma, se houverem azulejos adjacentes verticalmente (diretamente acima ou abaixo), conte os azulejos conectados (incluindo o azulejo recém colocado) e ganhe uma quantidade de pontos equivalentes. Por fim, para cada azulejo na fileira do chão, o jogador perde a quantidade de pontos indicada logo acima dele. Depois disso, todos os azulejos da fileira do chão são colocados na tampa da caixa do jogo.

Preparação para a próxima rodada : Cada um dos Expositores de Fábrica deve ser reabastecido com 4 azulejos do saco, assim como foi feito no início da partida. Se o saco de azulejos estiver vazio, reabasteça o mesmo com os azulejos que foram colocados na tampa do jogo.

O jogo acaba logo após a fase de Revestimento de Parede na qual pelo menos um jogador tiver completado pelo menos uma fileira horizontal com 5 azulejos consecutivos em sua parede. Quando o jogo acabar, os jogadores ganham pontos extras se tiver atingido os seguintes objetivos: Ganhe 2 pontos para cada fileira horizontal completa de 5 azulejos consecutivos na sua parede. Ganhe 7 pontos para cada fileira vertical completa de 5 azulejos consecutivos na sua parede. Ganhe 10 pontos para cada cor da qual todos os 5 azulejos tenham sido colocados na sua parede. O jogador com mais pontos em sua trilha de pontuação vence o jogo.

Azul é jogo divertido e estratégico, possui regras simples e um lindo visual sobre a mesa, com peças de excelente qualidade. É um jogo para toda a família que agrada tanto os jogadores iniciantes quanto os jogadores experientes.

Obs: Neste review de Azul as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.


Ficha Técnica do Jogo

Título:Azul
Idade recomendada:A partir de 14 anos
Número de Jogadores:2 a 4 jogadores
Tempo Médio de Jogo:45 minutos
Editora Nacional:Galapagos
Editora Original:Next Move
Ano:2017
Autor:Michael Kiesling
Arte:Philippe Guérin, Chris Quilliams
Idioma:Português - BR
Dimensões:26,0 x 26,0 x 7,0 cm
Peso:1.3 Kg
Mecânicas:Seleção de Cartas
Construção a partir de Modelo
Colecionar Componentes
Colocação de Peças
Componentes:100 Azulejos de Resina
4 Tabuleiros de Jogador
9 Expositores de Fábrica
4 Marcadores de Pontuação
1 Marcador de primeiro jogador
1 Saco de tecido
1 Livro de Regras
Manual:Baixar o Manual

Prêmios e Méritos

2018 As d'Or - Jeu de l'Année Winner
2018 As d'Or - Jeu de l'Année Nominee
2017 Golden Geek Most Innovative Board Game Nominee
2017 Golden Geek Board Game of the Year Nominee
2017 Golden Geek Best Strategy Board Game Nominee
2017 Golden Geek Best Family Board Game Winner
2017 Golden Geek Best Family Board Game Nominee
2017 Golden Geek Best Board Game Artwork & Presentation Nominee
2017 Cardboard Republic Architect Laurel Nominee


Preço Médio

O preço médio de Azul registrado em 2019 é de R$ 251.


Assine nossa Newsletter:

Veja também:

Com milhões de cópias vendidas, Carcassonne se transformou num clássico dos jogos de tabuleiro!
 
Catan é um ícone dos jogos de tabuleiro modernos e já vendeu mais de 3 milhões de unidades
 
Os agentes de campo vão tentar decifrar as dicas do espião mestre e tentar adivinhar quais as imagens que estão sendo indicadas!
 
O que são estes estranhos símbolos no mapa? Eles codificam locais onde os espiões têm que contactar os agentes secretos!
 
Um líquido branco que pode ser comido ou bebido? Obviamente a resposta é leite!
 
Lindamente ilustrado, este jogo de comunicação para crianças permite-lhes descobrir o mundo dos animais de uma forma divertida e inovadora!
 
Dice Forge é divertido e possui uma interessante mecânica de customização de dados, além de belas ilustrações!
 
Uma imagem é interpretada de maneira diferente por cada pessoa - pode acreditar!
 
Dobble é um jogo eletrizante que requer reflexos rápidos para identificar o símbolo comum entre duas cartas.
 
Resolva cada desafio científico movendo os materiais de tubo para tubo, depressa e na ordem correta, sem tocá-los!