Conheça o jogo Agricola (Edição 2016)


Logo Post Agricola (Edição 2016)
A partir de 12 anos
Idade recomendada
1 a 4 jogadores
Número de Jogadores
120 minutos
Tempo Médio de Jogo
Complexo
Nível de Complexidade

Europa Central, por volta de 1670 A. D. A Peste que se alastrou durante séculos foi finalmente superada. O mundo civilizado está vivo novamente. A situação do povo melhora e aumenta o número de suas humildes casas de madeira. Os campos devem ser arados, semeados e colhidos. O povo sobrevive de sopa de painço, pão e hortaliças. A fome dos anos anteriores levou-os a comerem mais carne (um hábito que seguimos até hoje, pois nossa riqueza continua crescendo). Fato interessante é que os animais que não são comidos contribuem para sua riqueza.

Uma partida de Agricola é jogada durante 14 rodadas. O objetivo do jogo é conseguir alimento para a família e desenvolver o tabuleiro de fazenda para conseguir o maior número de pontos ao final da última rodada. Em cada rodada, você coloca cada pessoa da sua família em exatamente um espaço de ação, realizando as ações indicadas. As ações disponíveis são mostradas no tabuleiro de jogo. Em sentido horário, tomam-se turnos para colocar exatamente uma pessoa em um espaço de ação, até que todos os jogadores tenham colocado todas as suas pessoas. Você vai ficar no caminho de outros jogadores, porque cada espaço de ação só pode abrigar uma pessoa por rodada. Não pegue suas pessoas de volta até que todos tenham sido colocados.

Cada jogador pode ter em seu tabuleiro campos de cereais, campos de hortaliças e também campos vazios que ficam sem cultivar até que sejam semeados. Também é possível desenvolver o tabuleiro de fazenda com reformas, cultivo e procriação de animais.

As cartas são responsáveis por tornar cada partida de Agricola diferente. São três tipos de cartas. Melhorias menores são laranjas, melhorias maiores são vermelhas. Os ofícios são amarelos. Algumas cartas fornecem pontos extras de acordo com certas condições. Por exemplo: O Tear fornece pontos extras por ovelhas. 8 ovelhas valem 2 pontos extras. A Marcenaria permite você trocar sobra de madeira que você deixou em sua reserva pessoal por pontos extra: 5 madeiras valem também 2 pontos.

Atualizado e simplificado para uma nova geração de jogadores, Agricola, criado por Uwe Rosenberg, é um jogo premiado e altamente aclamado pelo público, apresentando regras e jogabilidade revisadas, peças e componentes de madeira para até quatro jogadores.

Agricola (Edição 2016) é um jogo de tabuleiro para 1 a 4 jogadores, recomendado a partir de 12 anos e com duração média de 120 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Devir. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.


Imagens do Jogo


Habilidades envolvidas ao jogar

Imagem ilustrativa das habilidades exercitadas durante o jogo Agricola (Edição 2016)

Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Agricola (Edição 2016) contribui para exercitar as seguintes habilidades:

- Planejamento
- Priorização
- Atenção

Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.

 

Resenha e como jogar Agricola (Edição 2016)

Review Jogo Agricola (Edição 2016) Imagem 1 Agrícola é um jogo estratégico e com temática envolvente, em que o objetivo é expandir a sua fazenda para conseguir o maior número de pontos ao fim do jogo. O número de pessoas, plantações e animais da fazenda contribuem para a pontuação final de cada jogador. O jogo já começa chamando a atenção pela diversidade dos componentes, pois além dos tabuleiros e das 120 cartas utilizadas, existem também peças de animais (ovelhas, javalis, vacas), peças de recurso (madeira, argila, junco e pedra), peças de plantação (cereal, hortaliça) e peças de cercas, estábulos e pessoas).

Cada jogador inicia o jogo com 1 tabuleiro de fazenda, utilizado para controle das plantações e criações de animais, 2 fichas de quarto de madeira e duas peças de pessoas (as fichas de quarto são colocadas no tabuleiro de fazenda e as peças de pessoas sobre os mesmos), além de 7 cartas de melhorias e 7 cartas de ofício.

Review Jogo Agricola (Edição 2016) Imagem 2 Cada tabuleiro de fazenda possui 15 espaços que poderão ser utilizados para alocar novos quartos, plantações e criações de animais. No centro da mesa fica o tabuleiro do jogo, com espaços representando as ações possíveis durante a rodada. Uma partida de Agrícola é disputada em 14 rodadas e cada rodada é composta de 4 fases:

1) Fase de preparação: Nesta fase uma nova ação se torna disponível a cada nova rodada (isto é feito comprando-se uma carta de ação e colocando-a no espaço correspondente do tabuleiro central do jogo).

2) Fase da jornada de trabalho: Nesta fase cada jogador usa as pessoas de sua fazenda para realizar as ações. Para isto cada jogador coloca uma peça de pessoa na parte do tabuleiro central que descreve a ação que deseja realizar e realiza a ação imediatamente (exemplo: Um jogador que escolher a ação “arar 1 campo” deverá pegar uma ficha de campo e colocar em um espaço do seu tabuleiro de fazenda. Já com a ação “colher um cereal” o jogador pode colher um cereal e deixá-lo em sua reserva pessoal. Se o jogador escolher a ação “fazer pão” o jogador pode converter o cereal em alimento (que será usado para alimentar a família conforme o jogo prossegue). Entre as ações disponíveis também estão as ações de coletar recursos, nos chamados “espaços de armazenagem” (exemplo: Ao alocar uma peça de pessoa no espaço de floresta o jogador pode recolher 3 peças de madeira para a sua reserva). Os jogadores se alternam alocando as pessoas de sua fazenda nas ações até que todas as peças de pessoas tenham sido utilizadas. Ainda na fase de trabalho, cada jogador pode utilizar as ações das cartas de melhorias e ofício que receberam no início do jogo. Estas cartas ficam na mão de cada jogador até que o mesmo as coloque na mesa fazendo valer o seu efeito.

3) Fase de volta para casa: Após realização das ações na fase anterior, as peças de pessoas são recolhidas e voltam para seus respectivos quartos.

4) Fase de colheita: Esta fase acontece somente ao final das rodadas 4, 7, 9, 11, 13 e 14. Nesta fase estão inclusas três tipos de acontecimentos:

- Colheita dos campos da sua fazenda (cada jogador recebe 1 plantação de cada um de seus campos).

- Alimentação das pessoas de sua fazenda (cada peça de pessoa que já estiver em jogo requer 2 alimentos). Cereais e hortaliças de sua reserva pessoal valem 1 alimento cada. Os animais de sua fazenda podem se transformar em alimentos através de melhorias específicas. Os jogadores também pode conseguir alimentos em alguns espaços de ação (por exemplo, no campo de ação “Pescar”). Caso o jogador não possua alimento suficiente para alimentar as pessoas da fazenda, ele deverá “mendigar por alimento”, pegando para isto 1 marcador de mendigar alimento para cada alimento que falta (cada marcador de mendigar vale 3 pontos negativos ao final do jogo).

- Procriação de animais (se o jogador possuir ao menos 2 animais do mesmo tipo, ele recebe 1 animal recém nascido).

Review Jogo Agricola (Edição 2016) Imagem 3 Agrícola é um jogo que demanda planejamento das ações e gerenciamento de recursos. Algumas ações dependem de condições prévias de modo que é necessário planejar muito bem desde o ínicio do jogo. Por exemplo, para receber um animal, não basta simplesmente recolher o mesmo em um dos locais de armazenagem, é preciso antes efetuar a ação de “construir cercas” e circunda um ou mais espaços de seu tabuleiro de fazenda para alocar os animais).

As diferentes ações e particularidades disponíveis são bem integradas com a temática e permitem uma grande diversidade de estratégias, assim, por exemplo, existem ações disponíveis para a reforma de moradia, ampliação da família, procriação de animais, construção de estábulos, cultivo, melhorias (fogão, tear, cozinha, marcenaria, cestaria, poço, etc) e ofícios.

Ao final da décima quarta rodada ocorre a colheita final e a fase de pontuação. Uma tabela ao lado do tabuleiro do jogo mostra pelo que você ganha pontos ao final do jogo, o que inclui quase todos os elementos, como plantações, animais, pessoas e alguns tipos de bens em cartas. Também existem condições que valem pontos negativos (exemplo: campos sem uso e marcadores de mendigar). O jogador com maior número de pontos é declarado o vencedor da partida.

Obs: Neste review de Agricola (Edição 2016) as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.


Ficha Técnica do Jogo

Título:Agricola (Edição 2016)
Idade recomendada:A partir de 12 anos
Número de Jogadores:1 a 4 jogadores
Tempo Médio de Jogo:120 minutos
Editora Nacional:Devir
Editora Original:Lookout Games
Ano:2007
Autor:Uwe Rosenberg
Arte:Klemens Franz
Idioma:Português - BR
Dimensões:32,0x23,0x7,5 cm
Peso:2,1 Kg
Mecânicas:Seleção de Cartas
Gestão de Mão
Alocação de Trabalhadores
Componentes:18 ovelhas brancas
15 javalis pretos
13 vacas marrons
30 peças de material para construção marrons de "madeira"
24 peças de material para construção castanhas de "argila"
14 peças de material para construção brancas de "junco"
16 peças de material para construção pretas de "pedra"
24 peças de plantação amarelas de "cereal"
16 peças de plantação laranjas de "hortaliça"
1 indicador amarelo de primeiro jogador
Em cores diferentes:
4x 15 cercas
4x 4 estábulos
4x 5 pessoas
4 tabuleiros grandes de fazenda (um para cada jogador)
1 tabuleiro grande de jogo
1 tabuleiro de estoque para melhorias maiores
2 extensões de tabuleiro
23 fichas de campo/quarto
de madeira
16 fichas de quarto de argila/quarto de pedra
2 fichas de variantes (uma para partidas de 2 jogadores
e outra para partidas de 3 e 4 jogadores)
1 ficha de espaço de ação "Trabalho Extra"
36 marcadores de "1 alimento"
8 marcadores de "5 alimentos"
3 marcadores amarelos de sugestão
10 fichas de vários bens
14 cartas de espaço de ação para os períodos 1 a 6
10 cartas vermelhas de "melhoria maior"
48 cartas amarelas de "ofício"
48 cartas laranjas de "melhoria menor"
1 bloco de pontuação
10 saquinhos plásticos transparentes para organizar os componentes
1 Manual de 12 páginas
1 apêndice de 12 páginas
Manual:Baixar o Manual

Prêmios e Méritos

2009 Nederlandse Spellenprijs Winner
2009 Nederlandse Spellenprijs Nominee
2009 Lys Passioné Winner
2009 Lys Passioné Finalist
2009 Ludoteca Ideale Official Selection Winner
2009 Lucca Games Best Game Mechanics Winner
2009 Juego del Año Tico Nominee
2009 Japan Boardgame Prize Voters' Selection Nominee
2009 Gra Roku Game of the Year Winner
2009 As d'Or - Jeu de l'Année Prix Spécial du Jury Winner
2009 As d'Or - Jeu de l'Année Nominee
2008 Tric Trac Nominee
2008 Tric Trac d'Or
2008 Spiel des Jahres "Complex Game" Winner
2008 Spiel der Spiele Hit für Experten Recommended
2008 JUG Game of the Year Winner
2008 Juego del Año Winner
2008 Juego del Año Finalist
2008 Jogo do Ano Winner
2008 Jogo do Ano Nominee
2008 Japan Boardgame Prize Voters' Selection Nominee
2008 International Gamers Awards - General Strategy; Multi-player
2008 Hra roku Winner
2008 Hra roku Nominee
2008 Golden Geek Board Game of the Year Winner
2008 Golden Geek Best Gamer's Board Game Winner
2008 Golden Geek Best Gamer's Board Game Nominee
2008 Golden Geek Best Family Board Game Nominee
2008 Golden Geek Best Board Game Artwork-resentation Nominee
2008 Golden Geek Best 2-Player Board Game Nominee
2008 Deutscher Spiele Preis Best Family-dult Game Winner
2007 Meeples' Choice Award


Preço Médio

O preço médio de Agricola (Edição 2016) registrado em 2019 é de R$ 292.


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