Conheça o jogo King of Tokyo 2.0


Logo Post King of Tokyo 2.0
A partir de 8 anos
Idade recomendada
2 a 6 jogadores
Número de Jogadores
30 minutos
Tempo Médio de Jogo
Fácil
Nível de Complexidade

Em King of Tokyo os jogadores assumem o papel de monstros mutantes, robôs enfurecidos, ou mesmo alienígenas abomináveis em uma divertida batalha. Role os dados e escolha sua estratégia: Você vai atacar seus inimigos? Curar suas feridas? Melhorar seu Monstro? Arrase tudo em seu caminho para a vitória! O objetivo do jogo é ser o primeiro monstro a obter 20 pontos de vitória ou ser o último sobrevivente. Em cada turno os jogadores irão rolar três vezes um conjunto de dados com símbolos buscando escolher a melhor combinação de resultados para o turno. De acordo com cada símbolo destes dados é possível recuperar Pontos de Vida, conseguir Pontos de Vitória, conseguir Pontos de Energia ou atacar os oponentes. Também dentro de seu turno, cada jogador poderá gastar seus Pontos de Energia para conseguir Cartas de Poder que irão conceder benefícios adicionais (como o "Sopro de Fogo" ou o "Cuspe Envenenado"). Os Monstros que iniciarem seu turno na cidade de Tokyo garantem Pontos adicionais para conseguirem a vitória!

King of Tokyo 2.0 é um jogo de tabuleiro para 2 a 6 jogadores, recomendado a partir de 8 anos e com duração média de 30 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Galapagos. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.


Imagens do Jogo


Habilidades envolvidas ao jogar

Imagem ilustrativa das habilidades exercitadas durante o jogo King of Tokyo 2.0

Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, King of Tokyo 2.0 contribui para exercitar as seguintes habilidades:

- Decisão
- Priorização
- Adaptação

Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.

 

Resenha e como jogar King of Tokyo 2.0

Em King of Tokyo os jogadores são monstros gigantescos dispostos a tudo para se tornar o Rei de Tokyo. A destruição concede glória na forma de Pontos de Vitória. Vence o jogo o monstro que primeiro obter 20 Pontos de Vitória ou ser o último sobrevivente!

Review Jogo King of Tokyo 2.0 Imagem 1 Os componentes do jogo incluem o Tabuleiro Central, 6 tabuleiros de monstros, 6 dados pretos com símbolos e os números 1, 2 e 3; 6 miniaturas de papelão (os monstros), 66 cartas de poder, 28 marcadores e 2 dados verdes. O tabuleiro de jogo representa a Região Metropolitana de Tokyo e mostra dois lugares: A Cidade de Tokyo (Tokyo City) e Baía de Tokyo (Tokyo Bay). Os 6 tabuleiros de montros e as miniaturas em papelão representam os Monstros de cada jogador. Cada um deles tem um nome, um disco que mostra os Pontos de Vitória (com símbolo de estrela) e outro disco que mostra os Pontos de Vida (com símbolo de coração). Os seis dados pretos possuem símbolos que indicam as ações que podem ser realizadas no turno: Os números 1, 2 e 3 concedem pontos de vitória, o símbolo do raio concede pontos de energia, o símbolo de coração concede pontos de vida e o símbolo da garra ataca. As Cartas de Poder concedem benefícios especiais, elas apresentem o nome do Poder, o custo em cubos de Energia (símbolo do raio), a descrição do Poder e um tipo (efeito constante ou descarte). As fichas e os dados verdes são usados com certas cartas de Poder.

No início da partida cada jogador escolhe um Monstro e pega a figura e o tabuleiro de Monstro correspondentes. Os Pontos de Vida são ajustados em 10 e os Pontos de Vitória em 0. As primeiras três cartas do monte de Cartas de Poder são abertas sobre a mesa, próximas do tabuleiro de Tokio. Existem somente dois lugares onde os monstros podem estar: Ocupando Tokio (baía ou cidade, neste caso eles ficam sobre o tabuleiro) ou fora de Tokio (neste caso ficam com o jogador). O tabuleiro central inicia vazio (no ínício do jogo, nenhum monstro está ocupando a baía ou a cidade de Tokio).

Review Jogo King of Tokyo 2.0 Imagem 2 Em seu turno, cada jogador irá rolar os 6 dados pretos e resolver seus efeitos. Os dados podem ser rolados até 3 vezes. Na primeira rolagem todos os dados são utilizados e nas demais o jogador pode escolher rolar todos, alguns ou mesmo nenhum. O jogador recebe benefícios de acordo com a combinação de resultados dos dados. Para cada dado com o símbolo de energia o jogador ganha 1 cubo de energia. Para cada dado com o símbolo de coração o jogador ganha 1 Ponto de Vida se o seu monstro não estiver na cidade ou na baía de Tókio (se o monstro estiver em Tokio, seja na cidade ou baía, então não é possível ganhar pontos de vida através dos dados). Se entre os resultados estiverem uma trinca dos números um, dois, ou três, o jogador ganha tantos pontos de vitória quanto o número rolado mais um ponto extra por número adicional (por exemplo, se o jogador tiver quatro dados com o número 2, ele ganha dois pontos de vitória pela trinca de dois, mais um ponto adicional pelo quarto dado com o número dois. Cada símbolo de Garra simboliza um ataque e todos os Monstros que não estiverem no mesmo lugar que o jogador perdem 1 vida. Desta forma, se o jogador estiver em Tokyo (Cidade de Tokyo ou Baía de Tokyo) e obtiver Garra todos os Monstros fora de Tokyo perdem 1 vida. Se o jogador estiver fora de Tokyo e obtiver Garra todos os Monstros em Tokyo (na Baía ou na Cidade) perdem 1 Ponto de Vida. Sempre que os Monstros que estiverem em Tókio perderem Pontos de Vida, esses Monstros podem então optar por continuar em Tokyo ou ceder e sair de Tokyo (a perda do Ponto de vida ocorre de qualquer forma, mesmo a opção seja sair de Tokio). Se um Monstro perder seu último Ponto de Vida o jogador é eliminado da partida.

Após a fase de resolução dos resultados dos dados, o jogador deverá entrar na cidade ou na Baía de Tokyo, caso um destes lugares esteja vazio. Se ambos os lugares estiverem ocupados, os monstros permanecem fora de Tokyo (com o jogador). Estar em Tokyo tem suas vantagens e desvantagens. Cada vez que um Monstro entra em Tokyo ele ganha um Ponto de Vitória, e cada vez que um turno do Jogador inicia com seu Monstro em Tokyo, ele ganha dois pontos de Vitória. Por outro lado, os Monstros que ocupam Tokyo não podem recuperar Pontos de Vida por meio do resultado dos dados (mas podem recuperar por meio do uso de Carta de Poder). Uma vez que esteja na cidade ou na baía de Tokyo, o Monstro somente pode optar por sair caso receba dano.

Review Jogo King of Tokyo 2.0 Imagem 3 A última fase do turno do jogador envolve a compra de Cartas de Poder. O jogador pode comprar uma ou mais das três Cartas de Poder que estão na mesa voltadas para cima, mas para comprar uma Carta de Poder, o jogador deve gastar o número de cubos de Energia indicado no topo da carta. As Cartas de Poder compradas devem ser substituída imediatamente com cartas novas do topo do baralho e estas novas cartas podem ser compradas imediatamente caso o jogador possua os cubos de Energia necessários. O jogador também tem a opção de gastar 2 cubos de Energia para limpar e repor as três cartas disponíveis na mesa. Enquanto o jogador desejar e tiver energia suficiente, ele pode continuar comprando ou limpando as cartas. Por exemplo, um jogador tem 10 cubos de Energia e não gostou das cartas disponíveis. Ele gasta 2 cubos de Energia para descartar as três cartas e revelar as próximas três. Ele ainda tem 8 cubos de Energia e vê uma carta interessante que custa 3. Ele compra a carta e a substitui com uma do baralho. Ele ainda tem 5 cubos de Energia restantes, mas decide guardá-los para outro turno. As Cartas de Poder concedem benefícios especiais que podem ser imediatos ou de efeito constante (o efeito dura enquanto elas permanecerem em jogo). Cada Carta de Poder indica o seu efeito. Por exemplo, se a carta "Sopro de Fogo" for utilizada, os oponentes a esquerda e à direita do Monstro que a utilizou perdem 1 Ponto de Vida. Já se a carta "Cuspe envenenado" for utilizada, ela fica sobre a mesa e cada vez que o jogador causar dano em um oponente, o mesmo receberá um marcador de veneno. Cada marcador de veneno que o monstro possua o penaliza com menos um ponto de vida no final do turno. O jogador pode gastar um ponto de vida adicional para se livrar do marcador, mas enquanto estiver com ele, receberá a penalização no fim do turno.

O jogo termina quando um Monstro tiver chegado a 20 pontos de vitória, ou se houver apenas um Monstro ainda em jogo. O Monstro que conquistar 20 ou for o último sobrevivente é coroado Rei de Tokyo!

Obs: Neste review de King of Tokyo 2.0 as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.


Ficha Técnica do Jogo

Título:King of Tokyo 2.0
Idade recomendada:A partir de 8 anos
Número de Jogadores:2 a 6 jogadores
Tempo Médio de Jogo:30 minutos
Editora Nacional:Galapagos
Editora Original:IELLO
Ano:2011
Autor:Richard Garfield
Arte:Benjamin Raynal
Idioma:Português - BR
Dimensões:26,0x26,0x7,0 cm
Peso:0,8 Kg
Mecânicas:Controle/Influência de Área
Seleção de Cartas
Rolagem de Dados
Eliminação de Jogadores
Force sua sorte
Componentes:1 Livro de Regras
1 Tabuleiro de Tokyo
66 Cartas
28 Contadores
8 Dados
6 Monstros
6 Bases de Plástico
Manual:Baixar o Manual

Prêmios e Méritos

2013 Nederlandse Spellenprijs Best Family Game Winner
2013 Nederlandse Spellenprijs Best Family Game Nominee
2013 Juego del Año Tico Nominee
2013 Hra roku Nominee
2013 Guldbrikken Best Family Game Winner
2013 Guldbrikken Best Family Game Nominee
2013 Boardgames Australia Awards Best International Game Nominee
2012 Ludoteca Ideale Winner
2012 Gouden Ludo Nominee
2012 Golden Geek Best Thematic Board Game Nominee
2012 Golden Geek Best Party Game Winner
2012 Golden Geek Best Party Board Game Nominee
2012 Golden Geek Best Family Board Game Winner
2012 Golden Geek Best Family Board Game Nominee
2012 Golden Geek Best Children's Game Winner
2012 Golden Geek Best Children's Board Game Nominee
2012 Golden Geek Best Board Game Artwork-resentation Nominee
2012 As d'Or - Jeu de l'Année Nominee
2011 Lys Grand Public Finalist
2011 Lucca Games Best Family Game Nominee
2011 Japan Boardgame Prize Voters' Selection Nominee
2011 Golden Geek Best Party Board Game Nominee


Preço Médio

O preço médio de King of Tokyo 2.0 registrado em 2019 é de R$ 165.


Assine nossa Newsletter:

Veja também:

Prepare-se para uma corrida de navios piratas como nenhuma outra!
 
Seu objetivo final é a tumba do faraó, mas muitos tesouros podem ser coletados durante o caminho.
 
Os agentes de campo vão tentar decifrar as dicas do espião mestre e tentar adivinhar quais as imagens que estão sendo indicadas!
 
Dream On é um jogo cooperativo com belas cartas ilustradas e que vai exigir a criatividade e memória dos jogadores!
 
Seja rápido na identificação dos padrões e ganhe o SET!
 
Hanabi: Um jogo de cartas cooperativo para criar um lindo espetáculo de fogos de artifício!
 
Será que seu grupo será o primeiro a ultrapassar as fronteiras da ilha, encontrar os tesouros e sair de lá com vida?
 
Dragon Castle™ é um jogo livremente inspirado em um tradicional jogo chinês, o Mahjong
 
Seja rápido para fazer as perguntas certas e descobrir qual a carta que está presa em sua cabeça!
 
Sugar Glider é um jogo de regras simples mas com estratégia na medida certa para jogar com as crianças.